top of page
Buscar

Relacionamento Abusivo: Você pode estar vivendo um

  • Foto do escritor: Simone Brum
    Simone Brum
  • 21 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de ago. de 2023



Relacionamento Abusivo: Você pode estar vivendo um
Relacionamento Abusivo: Você pode estar vivendo um

Tudo o que a gente quer é um relacionamento saudável, com construção de confiança, autonomia e respeito, mas... pode acontecer de acabarmos entrando numa relação abusiva sem que a gente perceba. Violências sutis ou explícitas podem se tornar constantes num relacionamento.


Quando estamos num relacionamento abusivo, muitas vezes pode ser difícil ter uma visão completa da relação. Nem sempre conseguimos nos distanciar o suficiente para ver o panorama completo. Seja um namoro, casamento, ou qualquer tipo de relacionamento, sem rótulos: algumas pessoas passam do limite.


Muitas vezes, por duvidar da sua palavra ou ter ciúmes, o parceiro ou parceira que tem comportamento abusivo pode te monitorar em diferentes escalas. Desde checar mensagens em redes sociais ou aplicativos como o Whatsapp, ou ficar reparando em quem comenta suas fotos numa rede mais pública como, por exemplo, o Instagram.


Quando seu parceiro ou parceira tem a senha de todas as suas redes e pode entrar a hora que quiser, você pode estar num relacionamento abusivo!


Se o seu parceiro ou parceira te pressiona para dar satisfação de tudo que você faz, você pode estar em um relacionamento abusivo.


Quando a pessoa precisa te diminuir ou te controlar para se sentir melhor, existe aí um abuso visível.


Há duas formas principais para o seu parceiro (a) te diminuir:


Por constrangimento público: Se o seu companheiro ou companheira zomba de você na frente dos outros, faz piadas que te deixam desconfortável ou tenta resolver questões pessoais em público, você pode estar em um relacionamento abusivo.


Ou diminuindo sua autoestima: A pessoa te faz sentir que você não é capaz de tomar decisões. A pessoa te faz pensar que não é nada sem ele ou ela, te dá impressão que o relacionamento é a única saída para resolução de problemas.


Outra forma de relacionamento abusivo muito comum é quando a pessoa tenta mudar seu visual sem que você queira. Sua parceira ou parceiro tenta regular suas roupas ou maquiagem, seu cabelo, não valoriza sua visão pessoal de si mesmo? Cuidado! Essa pessoa pode estar tentando te dominar.


Cada pessoa é de um jeito e tem que ter liberdade individual para se expressar e ser feliz.

Outra coisa muito comum em relacionamentos abusivos é afastar-se de família e amigos. Se seu parceiro não gosta de quem você gosta, fica falando mal pelas costas, fica tentando marcar programas sem eles, fica tentando te motivar a desistir de suas melhores amizades ou seus entes familiares mais queridos ou te proíbe de vê-los… Você está numa situação de abuso!


Outra característica nítida de abuso ocorre quando você fala de seus problemas, a pessoa acaba levando o foco da conversa de volta para ela.


Se a pessoa que está com você não te escuta, não te ajuda, não te sugere melhorias, como isso pode ser bom para você? Se a carga psicológica dos dois está inteira sobre os ombros de um só, como isso pode ser bom para a relação?


Outra questão a se analisar se ocorre com você é: o seu parceiro diminui seus feitos?

Quando você conta sobre algo bom que aconteceu com você e seu parceiro ou parceira fica dizendo que “nem é tudo isso”? Fica botando defeitos em uma situação que estava perfeita para você? Cuidado! Você está sofrendo um abuso.


A pessoa faz você se sentir mal por estar bem? Um parceiro abusivo sempre joga na sua cara: “Como você pode estar bem se eu estou aqui me sentindo tão mal? ”. É abuso quando o parceiro joga a tristeza ou problemas na sua cara, parecendo que a culpa é sua.


Ele te culpa pelo que está errado no relacionamento? É caracterizante de abuso, quando vocês brigam ou tem um problema, seu parceiro da um jeito de botar a culpa em você.


Faz com que a briga seja constante e usa de chantagem emocional? Uma pessoa abusiva pode privar você de sexo, de intimidade, ou joga um jogo silencioso como punição quando não consegue as coisas do jeito dela.


Embora o Relacionamento Abusivo se pareça a mesma coisa do tipo tóxico, essas relações são separadas por um aspecto central: enquanto o indivíduo tóxico não costuma ter noção do que está fazendo, o abusivo é calculista e premedita o mal que causa às vítimas.


É muito difícil sair de um relacionamento abusivo, mas não tenha medo de buscar apoio nas pessoas em quem você confia. A terapia pode ser um caminho de livramento nesse processo, por ajudar a você a se descobrir e entender o que está sentindo e vivendo. Ninguém precisa passar por isso só! Lembre-se de amar a si primeiro. E jamais romper a sua rede de amizades, afetos e cuidados por causa de outra pessoa.


 
 
bottom of page