Ansiedade no Relacionamento
- Simone Brum
- 21 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago. de 2023

Envolver-se amorosamente com alguém pode ser um passo incrível, mas também pode trazer insegurança.
Em geral, a maioria das pessoas se sente um pouco insegura em relação ao relacionamento em algum momento. Especialmente nos estágios iniciais, que é quando o compromisso está em fase de formação.
A sensação de ansiedade é normal e, quando tem a dosagem certa, funciona como impulso de proteção, busca por crescimento. No entanto, quando ela ultrapassa os limites saudáveis pode abalar nossa vida de diversas maneiras, inclusive dentro dos relacionamentos.
A ansiedade no relacionamento abrange algumas características do transtorno de ansiedade social. Nas duas condições, a pessoa afetada pode sentir um desconforto significativo e muito receio da rejeição.
Como sabemos, a ansiedade advém do medo e da insegurança por algo. Quando esses medos e receios se infiltram no dia a dia do casal causam distanciamento, desconfiança, angústia, raiva e até mesmo a separação.
Alguns sinais indicam a presença clara de ansiedade no relacionamento como:
* Dúvidas em relação aos sentimentos do parceiro (a) em relação a você;
* Preocupação constante com a possibilidade de término do relacionamento;
* Dúvidas quanto a compatibilidade a longo prazo;
* Tentativas de ler qualquer ação do parceiro (a);
* Auto sabotagem do relacionamento.
Você, obviamente, não faz todas essas coisas de forma intencional. Normalmente, existe um objetivo subjacente, como por exemplo, determinar o quanto o seu companheiro (a) se importa com você.
A falta de comunicação é um forte gatilho para causar essa ansiedade. E quando você não sente segurança para expressar o que sente e pensa, é sinal de que existe alguma coisa errada.
Nenhum relacionamento, no entanto, pode provocar isolamento ou mesmo a sensação de tristeza. Esses são indicativos de que existem problemas que devem ser reparados na relação por poder causar diversas situações que desestruturam a cumplicidade entre vocês fazendo com que a saúde emocional do casal seja também abalada.
Uma avaliação honesta sobre o relacionamento e o que ele significa é o primeiro passo para lidar com a situação.
Se você se identifica neste quadro de ansiedade onde ele contribui com o aumento da sua insegurança, talvez seja melhor reconsiderar se deve mesmo mantê-lo.
No entanto, se o dia a dia aponta para uma relação saudável, é preciso focar no processo de mudanças internas. E aí, a ajuda de um profissional é fundamental.
A ansiedade no relacionamento pode fazer com que você sinta e pense que precisa controlar todos os passos para garantir que tudo corra bem.
Todavia, a verdade é que você está sufocando a outra pessoa em uma tentativa de controlar todas as variáveis, a fim de apaziguar as suas próprias inseguranças. E sim, isso é um baita problema.
Esse tipo de comportamento, esse apego excessivo, faz com que você queira controlar tudo e, quando algo foge disso, a sua ansiedade aumenta exponencialmente.
Além de tudo, a outra pessoa tem direito de ter a sua liberdade e escolhas individuais respeitadas. Afinal, relacionamentos é uma parceria.
Se você se identificou com alguns dos problemas citados aqui e acredita que pode estar enfrentando a ansiedade no relacionamento, agende um acompanhamento psicológico.
Como profissional especialista em relacionamentos e ansiedade vou lhe ajudar a amenizar essa angústia que te acompanha.



